O que é um inversor solar híbrido?

O que significa dizer que um inversor fotovoltaico é híbrido? A primeira resposta que vem à mente é a presença de uma porta para a conexão de bancos de baterias. O termo híbrido, neste caso, refere-se à capacidade do inversor de operar simultaneamente com uma fonte de energia (os painéis solares) e um banco de baterias. 

A segunda interpretação que podemos usar para o termo “híbrido” é a capacidade do equipamento de operar em dois modos: on-grid (ou grid-tie) e off-grid. 

No modo on-grid (ou grid-tie) o inversor opera como uma fonte de corrente, injetando na rede elétrica a energia proveniente dos painéis solares ou das baterias. 

No modo off-grid o inversor comporta-se como uma fonte de tensão, fornecendo alimentação para as cargas conectadas à sua saída. 

Este inversor possui pelo menos duas portas de entrada: unidirecional (para a conexão dos painéis solares) e bidirecional (para a conexão das baterias). Na saída encontramos uma porta CA bidirecional (para o modo grid-tie) e uma porta CA unidirecional (para o modo off-grid).